Muitos aplicativos de contador de calorias surgiram no mercado nos últimos tempos e milhões de pessoas tem usado na tentativa de se policiar monitorando as calorias que consomem  durante o dia, e assim, perderem os tão desejados quilos extra.

Se o contador de calorias se tornar a única ferramenta de policiar sua dieta, provavelmente não será sustentável. Você precisa aprender, de uma maneira mais profunda, quais alimentos fazem com que você se sinta bem e satisfeito enquanto perde peso de forma sustentável.

Não adianta você comer um hambúrguer com batata frita e refrigerante e consumir todas as calorias que o contador diz que é “permitido”e passar o resto do dia sem comer nada por já ter atingido a meta.

O hambúrguer que poderia ter sido um momento gostoso entre amigos, passa a se transformar em um sentimento de culpa.

A alimentação vai muito além de uma simples conta matemática de quantas calorias são ingeridas. Além da nutrição, também é um ato social e o contador de calorias pode sim te ajudar a ter consciência, mas se usado de forma errada, pode se transformar numa relação ruim com a comida.

Se você simplesmente focar em contar calorias e se manter dentro do “permitido”, pode acabar perdendo e muito em nutrientes, causar desequilíbrio alimentar, e prejudicar sua saúde.

A falta de autocuidado e o sedentarismo com a rotina do dia a dia

No mundo ocupado de hoje, todos são pressionados pelo tempo e sobrecarregados mentalmente. As obrigações de carreira e família têm um efeito enorme na nossa capacidade de assumir outra coisa, seja por falta de tempo ou por falta de espaço para o autocuidado (que muitas vezes negligenciamos para o cuidado dos outros), ou ambos.

Muitas vezes, o crescente estresse, além da vida sedentária de estarmos sempre dentro de um escritório sentado por horas, podem ser grandes culpados pelo ganho de peso que não percebemos até que seja tarde demais.

Antes que você perceba, há um cansaço rastejante que impede a motivação para praticar outras atividades importantes para a saúde.

Nós também entramos em hábitos de beliscar e comer lanches correndo ao invés de ter uma boa refeição, e muitas vezes até pulamos refeições como café da manhã, almoço por causa da correria e falta de tempo.

Contandor de calorias tem ficado famoso entre as pessoas

Infelizmente, não é tão fácil perder peso quanto ganhar. Afinal, re-treinar nossos corpos, reestabelecer uma conexão com as nossas sensações de fome e saciedade que se perderam com o tempo e, além disso, nossas mentes, é um trabalho complicado que não temos todas as ferramentas necessárias para isso e muitas vezes não conseguimos sozinhos.

A resposta para alguns pode ser usar um aplicativo de contador de calorias e seguir dietas encontradas na internet com promessas de perda de peso rápidas. Como essa abordagem é acessível e gratuita, fácil de gerenciar, afinal você só precisa do seu celular, passou a ser uma técnica popular.

As desvantagens do contador de calorias

O problema como contador de calorias no sentido restrito, pode ser prejudicial quando não planejado adequadamente.

Deficiências nutricionais, fadiga, fome, desejos descontrolados devido a restrição que muitos acabam fazendo e diminuição do metabolismo são apenas alguns dos principais efeitos colaterais para aqueles que tentam simplesmente querer contar calorias e perder peso a qualquer custo, sem dar uma olhada no quadro geral.

Você corre o risco de não saber a diferença entre a perda de peso real e a perda de água, músculos e ossos, além de afetar sua taxa metabólica basal que resulta em ganho de peso extra após o retorno do peso original. E quase sempre acontece, a menos que você tenha as ferramentas necessárias para mantê-las.

Fazendo o contador de calorias trabalhar para você

É por isso que é importante levar em consideração a nutrição e os exercícios, e não confiar apenas na redução de calorias para que você perca peso. Nem todas as calorias são iguais. Há muito em jogo quando se trata de fazer escolhas alimentares que se alinham com sua perda de peso e objetivos de saúde. Não só é desafiador no sentido prático, mas também é mentalmente desgastante.

Por isso, que fica muito mais fácil e sustentável quando você tem um suporte e conselhos de pessoas especializadas como no programa de health coaching, um serviço inovador no mercado brasileiro e que ajuda pessoas a cuidarem da sua saúde.

No programa de health coaching, o foco é mudança de estilo de vida por completo. Você não só aprende a melhorar seus hábitos alimentares, mas também todo o resto que é necessário para uma perda de peso saudável como:

  • Encontrar uma meta realista e sua real motivação para alcançá-la;
  • Encontrar uma atividade física que se encaixa na sua rotina e te dê prazer;
  • Como descomplicar sua rotina de refeições e comer mais em casa;
  • Encontrar outras áreas da sua vida que estejam desbalanceadas e impactando no seu ganho de peso;
  • Aprender a re-escutar seu corpo e resgatar as sensações de fome e saciedade;
  • Aprender como lidar com o comer emocional causados por estresse, cansaço, tristeza, etc
  • Se libertar das dietas restritivas e sair do efeito sanfona.

Use o contador de calorias combinado com uma orientação de um especialista

Nós tendemos a nos culpar por falhar nas abordagens que experimentamos sem orientação ou apoio. O contador de calorias só faz sentido quando combinada com um plano de refeições adequadamente nutritivo e uma rotina de exercícios.

Esses métodos juntos, quando apoiados por sono apropriado, bem-estar mental, e pequenas conquistas alcançáveis ​​ao longo do caminho, contribuem para novos hábitos viáveis.

Isso colocará você na estrada para alcançar com sucesso uma meta de perda de peso que é sustentável para a vida toda.

É hora de algo melhor – algo que te traga bem-estar, energia, saúde, disposição, em vez de um ciclo frustrante de perda e ganho de peso que só te deixam pra baixo. Seu bem-estar psicológico lhe agradecerá por isso – e seu corpo também.

Conheça mais sobre o programa de health coaching e agende uma sessão experimental.

WhatsApp chat